Contamos hoje com a tecnologia para tratarmos os problemas da pele com maior eficácia e com menores complicações. Os tratamentos a Laser, luz pulsada, radiofreqüência e infravermelhos são cada vez mais estudados e usados dentro da Dermatologia Estética.
O Laser é uma luz coerente com apenas um único comprimento de onda e por isso atinge apenas um único alvo especifico que chamamos de cromóforo. Tem a vantagem de atingir exatamente o alvo sem lesar estuturas vizinhas, sendo muito específico. Para um exemplo, o Laser de diodo (p.e,Light Sheer) tem como alvo a melanina e atinge principalmente a melanina do bulbo capilar devido a profundidade em que a onda penetra na pele. Mesmo sendo uns dos aparelhos que primeiro foram lançados para a Depilação Definitiva , ainda é o mais eficaz, sendo padrão ouro para a comparação de novos aparelhos que são lançados no mercado. Outro exemplo são os lasers para rejuvenecimento facial. Os mais profundos são os lasers que atingem a água proximo ao colágeno promovendo maior produçao de noco colageno e melhores resultados. O termo ablativo é exatamente pelo fato de realizar dano na pele e consequentemente gerando renovação celular, produção de colageno para cicatrização, e consequentemente descamação da pele, que pode variar de 7 a 15 dias para recuperação dependendo do aparelho. Temos hoje os lasers fracionados que promovem uma recuperação mais rapida , em média 7 dias, e de maneira mais branda, sem perder a eficácia, exatamente pelo fato de atingirem a pele deixando microcscopicamente areas de pele sã (não atingida pelo laser) entremeadas com ares de pele lesada (atingida pelo laser). Dependendo do comprimento de onda eles serao mais ou menos profundos.
A luz Pulsada é uma terapia a luz que contem uma faixa de variação dos comprimentos de onda da luz, na qual sao ultilizados filtros de corte para atingir um cromóforo especifico. A luz pulsada tem a vantagem de atingir mais de um cromofóro(alvo) e podemos tratar melhor as discromias mais superficiais da pele (manchas e vasinhos) e ainda, pelo pequeno aquecimento que gera na pele, consegue estimular um pouco a formação de colágeno novo promovendo um rejuvenescimento.
A Radiofreqüência e o Infravermelho são radiações que promovem um aquecimento na camada da derme, onde ficam as fibras de colágeno, provocando contração dessas fibras e melhorando portanto a flacidez da pele. Sabe-se ainda que há uma remodelação dessas fibras a longo prazo e portanto tambem ajundam no rejuvenescimento. Mas a indicação para esses aperelhos é para melhorar flacidez tanto facial quanto corporal. No corpo principalente na area dos gluteos e coxas acabem melhorando o aspecto da celulite, melhorando o contorno corporal e perdendo um pouco de medida.
Tratamentos :